Você sabe a diferença de gerir e liderar? Antes de qualquer coisa, há algo que deve ficar bem claro. Não basta ocupar uma posição de liderança para ser um líder. Parece obio, mas não é. Há pessoas que chegam a cargos de liderança, mas continuam com uma mentalidade de gestor.
Para elas, tudo se resume a mandar e a serem obedecidas, a dar ordens e cobrar a execução de tarefas. Evidentemente, essa é uma visão muito limitada do papel de um líder e, por isso, está fadada a produzir resultados aquém do esperado, em especial no cenário complexo, por vezes caótico, no qual está inserido o atual mundo dos negócios.
As principais diferenças que distinguem o líder do gestor podem ser resumidas da seguinte maneira:
Veja que o gestor também tem uma contribuição importante para dar à empresa, e que mesmo o líder, em alguns momentos, tem de agir, também como gestor, principalmente em se tratando de empresas recém criadas, nas quais a necessidade de consolidar procedimentos é maior.
No caso da função do líder todos esperam muito mais do que as funções e procedimentos compartimentados e rotineiros do gestor, para começar, o líder precisa ter uma visão muito rápida e muito mais ampla, não só da empresa, do contexto, do mercado e do próprio cenário mundial, mas também das pessoas com as quais ele trabalha.
No livro Measure of leader, os autores Aubrey C. e James E. Daniels, ambos experientes consultores, dizem que a melhor forma de avaliar um líder é por meio do comportamento e das atitudes de seus liderados ( Daniels e Daniels 2006).
Grande abraço cheio de energia positiva.
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira.
Analista comportamental ADV.
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