Cada vez mais encontramos pessoas interessadas em cultivar o que podemos chamar de seu próprio alimento em casa. Já pensou que legal na hora do seu almoço colher o seu próprio tempero ou a sua própria salada? O artigo dessa semana irá abordar algumas das hortaliças mais comuns e mais fáceis de se cultivar em pequenos espaços, ideal para você que já tem ou quer começar a sua hortinha vertical ou em vaso. Continue a sua leitura.
Texto: Jéssica Barbosa
Antes de iniciarmos o processo, devemos ter em mente algumas coisas como o recipiente em que vamos colocar a nossa muda e o tipo de hortaliça que vamos cultivar, pois algumas são extremamente adaptáveis a vasos outras já nem tanto. Normalmente, devemos dar preferência a espécies de pequeno porte, como temperos e ervas, que são mais comuns de serem cultivadas nesses locais.Lembre-se que vasos maiores demandarão mais terra, e também suportarão mais água. Sendo assim, em vasos maiores, a água secará mais lentamente. Se por acaso você não tiver muito tempo para se dedicar às plantas, é mais adequado optar por um vaso menor, que exigirá menos regas em dias mais quentes. A profundidade do vaso também deve ser considerada, já que muitas ervas aromáticas como manjericão, salsinha e cebolinha, têm o sistema radicular de 20 cm aproximadamente, para você entender melhor, vamos falar um pouquinho sobre o que são hortaliças e como as mesmas são classificadas.
Hortaliças e sua classificação:
Por definição temos que Hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, são consumidas pelos humanos como alimento:
• Hortaliças Tuberosas: Neste tipo de hortaliças as partes consumidas crescem dentro do solo. Fazem parte deste grupo os bulbos como a cebola e o alho, tubérculos como cará e batata-doce, raízes tuberosas como as cenouras e beterrabas, e rizomas como os inhames.
• Hortaliças Herbáceas: Esta classificação de hortaliças compreende vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo. Fazem parte deste grupo as folhas de alface, almeirão, taioba, repolho, talos e hastes de aipo, aspargos e funcho e flores como a couve-flor, alcachofra e brócolis.
• Hortaliças Fruto: Nesta categoria de hortaliças, compreendem vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. Fazem parte deste grupo de hortaliças as melancias, os quiabos, as ervilhas, os pimentões, os tomates, os jilós, entre outros.
Para o cultivo em hortas em casa, principalmente em vasos, é ideal que tenhamos hortaliças herbáceas, como temperos, ervas, folhas, por serem mais fáceis e mais adaptáveis aos recipientes, por serem menos exigentes de modo geral e terem ciclos menores de produção, ou seja, colheitas normalmente mais rápidas.
Escolha das espécies:
A escolha do que cultivar é um passo muito importante quando se vai iniciar um horta em casa. Independentemente do que você escolher iniciar, é indispensável que você escolha por mudas sadias e de qualidade, como opção utilize : alface, salsinha, coentro, cebolinha entre outras.
Caso você opte por cultivar frutas, uma sugestão é o morango, que dentre as opções é uma das indicadas para cultivos em vasos. Algumas espécies não são indicadas para serem plantadas no mesmo vaso por conta de um efeito que pode ocorrer entre as plantas. Este efeito alelopático ocorre através da liberação de substâncias químicas pelas plantas, que podem ser benéficos ou maléficos umas às outras, sobre esse efeito, vamos falar mais sobre ele, no próximo artigo.
Fontes: Ciclo.