O intuito do Marketing Digital é criar em seu público alvo uma necessidade de compra em seus produtos e serviços. Com internautas gastando em média 25% do tempo online em redes sociais, ter uma boa presença no Facebook, Twitter, Instagram, Google e até no YouTube é algo fundamental para quem quer ser visto no mundo virtual.
Escolher não participar das inovações nunca (ou quase nunca) é uma boa ideia. E nada melhor do que números concretos para mostrar que ficar de fora do mundo digital é, definitivamente, uma péssima ideia.
É importante mencionar que o Brasil é o 4º país do mundo em número de usuários de Internet. Esse ponto, combinado com o isolamento social e a preocupação com a contaminação, impulsiona o crescimento das vendas online. Portanto, é possível verificar uma mudança no comportamento do consumidor, pois pessoas que antes se sentiam desconfortáveis em comprar pela Internet, agora, adotaram esse hábito para conseguir consumir produtos e serviços com segurança.
Segundo a pesquisa do IBGE, 33,5% das empresas adotaram a entrega de produtos por delivery e a execução de serviços pela Internet.
O e-commerce no Brasil é um dos poucos setores que, mesmo com a recessões ou pandemia, continuou crescendo. Isso se deve ao fato de que 89% dos brasileiros hoje tem a sua disposição a internet, o que possibilita o compartilhamento de produtos em diversos formatos online. Muitas das empresas hoje, por exemplo, utilizam algum tipo de rede social como canal de vendas. Este sendo considerado atualmente um dos canais para fortes para aproximação e engajamento dos seus consumidores.
Além disso, nada influencia mais a decisão de compra que a recomendação de um amigo confiável. Se algo deixar os clientes satisfeitos no mundo real, eles vão contar para os amigos e conhecidos. No entanto, se for feita a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para uma rede muito maior de contatos.
Hoje, mais de 90% das compras começam com buscas na internet (não é a toa que empresas como a Google são as maiores gigantes da tecnologia). E, destas buscas, os 5 primeiros resultados são os que recebem quase 70% das visitas e cliques dos internautas – o que mostra a importância de se investir bem em ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismo de buscas, em uma tradução livre) para melhorar a posição dos sites nos resultados dos principais buscadores.
Para aqueles que pensam em trabalhar com marketing digital pelo simples motivo de acreditarem que seja fácil, se enganam totalmente. O segmento é imprevisível, assim como a internet passa por constantes mudanças, as empresas se obrigam a renovar rapidamente suas estratégias.
O fato de o marketing digital ser mais acessível, dinâmico e barato não significa que qualquer campanha vai gerar bons resultados. Na verdade, criar uma boa campanha na internet não é algo tão simples porque o próprio nicho está cada vez mais competitivo.
É muito importante que negócios e empresas contem com uma equipe qualificada que realize pesquisa de mercado, trace o perfil do cliente, o modo de vida dele, os desejos e como ele consome os produtos e serviços. Um bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo, pois constrói relacionamento.
Dados indicam que as empresas que fazem divulgações online com mais de seis publicações por mês têm até o dobro de geração de leads (ou seja, despertar a atenção dos clientes) em relação a empresas que postam com uma frequência inferior.
A quantidade de pessoas que podem ser alcançadas por meio de uma boa campanha de marketing digital é algo que não pode ser negado, principalmente em relação aos baixos custos proporcionais.
Hoje, com as mudanças nos comportamentos dos consumidores, divulgar sua empresa , produtos e serviços, não é mais questão de escolha, mas sim de sobrevivência.
Por: Ricardo MdeMelo
Especialista em Marketing Digital
MdeMelo Marketing Digital
@mdemelo.marketingdigital