Marketing digital e as tendências para 2022

Em 2021 as vendas provenientes das redes sociais cresceram 47% de acordo com NuvemCommerce e claro 2022 este número deve ser ainda maior sendo que em sua maioria as vendas são provenientes de pequenos e médios empreendedores.

Estamos chegando no final de 2021 e muito já se fala sobre as tendências para o ano de 2022.

É muito importante estar à frente das tendências para obter insights relevantes para decisões de negócios com embasamento, ainda mais diante desse cenário de pandemia.

Tudo nessa vida é cíclico e, os conhecimentos que se tem hoje em dia, certamente não serão os mesmos daqui alguns anos.

À medida que os anos passam, novas ideias e ferramentas são introduzidas para facilitar a maneira como o cliente se envolve com o negócio. Dessa forma, a conexão e experiência do eventual cliente se torna mais cristalina e profunda, fazendo com que o negócio cresça de maneira exponencial.

Se você ainda não tem uma estratégia para tornar suas redes sociais mais atrativas e campeãs de vendas, veja algumas estratégias que podem te ajudar a transformar suas redes sociais em campeãs  de vendas.

Humanização da venda e do atendimento

Chegou o momento de personalizar o atendimento para cada cliente, atendimento individual e personalizado mesmo. Para isso sua equipe e você deverá estar preparado, se aperfeiçoe e se adapte ao seu cliente, ele quer ser atendido com exclusividade e agilidade em todos os momentos que ele tiver com a sua empresa.

Marketing de Conteúdo

As organizações estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição. Tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras.

As estratégias de conteúdo rico são cada vez mais eficazes, não somente no impulsionamento da marca, mas também na geração de novas oportunidades de negócios (leads) para a empresa em questão.

OmniChannel

OmniChannel tem como objetivo valorizar a experiência do cliente em todos os momentos que ela tem contato com a sua empresa, seja na loja física, no site (e-commerce), telefone, whatsapp entre outros.

É necessário integrar e criar processos únicos em todos os canais de venda, atendimento, sac, pós-venda unindo o físico e digital.

Mas não basta apenas integrar os canais de atendimento, mas toda a corporação precisa fazer parte como logística, tecnologia, financeiro, ou seja, todas as áreas da empresa.

Vídeos

O YouTube é um grande promissor desse tipo de tendência de marketing 2022, tanto que outras redes sociais se renderam a esse tipo de estratégia. Vivemos em uma sociedade que preza pela facilidade, rapidez e fluidez na obtenção de informações. E qual a melhor forma de promover tais adjetivos senão através de vídeos?

Obviamente que os textos ainda são importantes, mas, para 2022, procure dar uma importância um pouco maior para os vídeos, pois certamente você obterá resultados desse investimento.

Vendas via WhatsApp

A pandemia potencializou o uso do WhatsApp para fazer negócios, segundo uma pesquisa da consultoria Accenture, existem mais de 160 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil. Destes, 83% utilizam o aplicativo para fazer compras online. (fonte: Mundo do Marketing).

Busque uma boa plataforma, treine sua equipe e comece já a vender via whatsapp para seus clientes. Agora não esqueça de manter o atendimento humanizado sem URAS longas e com atendimento personalizado.

Inteligência artificial

As novas ferramentas de marketing têm se utilizado bastante das inteligências artificiais, e o principal motivo é porque as IA’s detêm um grande poder de automatização de sistemas. Esse tipo de ferramenta cria todo um suporte que lhe orienta na definição de metas e execução de campanhas. Não é à toa, por exemplo, que grande parte de agência de tráfego pago utiliza esses recursos.

Inbound Marketing

Cada vez mais, entender toda a jornada e anseios do usuário final, ainda é tarefa bem grandiosa. A jornada é constante e evolutiva, sempre temos que olhar para dentro do cliente, colocando-o no centro dos nossos negócios.

É interessante ficar em alerta a respeito das novidades que estão bombando no mercado. Ultimamente tem se notado um crescente uso das redes sociais, e por que não investir nelas para gerar algum retorno para o seu negócio?

O mais interessante sobre as tendências de marketing digital 2022 é que, ainda que você não domine um determinado assunto, é perfeitamente possível “terceirizar” determinadas ações para conquistar o resultado desejado.

Por: Ricardo MdeMelo
Especialista em Marketing Digital
MdeMelo Marketing Digital
@mdemelo.marketingdigital

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