Marketing Digital para negócios locais

Atualmente é difícil encontrar uma empresa que não trabalhe seu perfil na internet, o Marketing digital se tornou praticamente indispensável para todo e qualquer tipo de negócio.

Para algumas pessoas, ainda não ficou claro o quão importante é estar presente no meio digital, e digo mais como mentor digital, esta importância se aplica a sua empresa independente do tamanho dela. Cerca de 45% das pesquisas no Google têm uma intenção local. Por isso, o marketing digital para negócios locais deve ser um elemento vital para qualquer empresa com pontos de venda físicos.

Uma estratégia de marketing digital funciona muito bem para pequenos negócios. Como é possível definir o alcance dos anúncios com base na localização geográfica do usuário, as campanhas acabam sendo mais precisas.

A adoção unânime de smartphones pelas pessoas ao redor do mundo tem sido um grande catalisador para o aumento do marketing digital para negócios locais, à medida que os mecanismos de pesquisa personalizam os resultados com base nos sinais de localização explícitos e implícitos dos usuários. 

O que é preciso para se destacar no marketing digital para pequenos negócios?

Comece pelo Google!

O Google oferece três maneiras de mostrar os resultados de sua empresa a clientes em potencial quando eles pesquisam produtos e serviços locais. As campanhas avançadas de pesquisa local combinam os três, especificamente:

– SEO

– Google Ads

– Google Meu Negócio

SEO (search engine optimization)

Fazer um bom trabalho de SEO para pesquisa local requer um foco conjunto de marketing, desenvolvimento da web e operações em uma área do site que geralmente é esquecida: o bom e velho localizador de lojas.

Normalmente pensado como uma área funcional do site para armazenar dados de contato e horários de funcionamento, o localizador de lojas constitui um dos principais pilares da pesquisa local da categoria e pode ser fundamental para a experiência digital do consumidor.

Investir tempo desenvolvendo um localizador de lojas que funcione tanto para visitantes humanos quanto para robôs de mecanismos de buscas pode trazer grandes vantagens para as empresas. Melhorar a experiência do usuário, o conteúdo e a visibilidade das páginas do localizador de lojas é uma tática que ajudou marcas a atrair milhões de visitas de pesquisa orgânica em categorias como gastronomia, serviços automotivos e varejo, entre tantos outros.

Google Ads

O Google Ads é o ponto de entrada mais fácil para uma marca no marketing digital para negócios locais, pois funciona totalmente no sistema “pay-to-play” (“pagar para aparecer”, em livre tradução), e o Google tem um conjunto de formatos de anúncio e extensões projetados especificamente para gerar resultados no marketing local.

Esses formatos permitem que os anunciantes promovam sua localização física e paguem por interações de alta intenção, como rotas, ligações e visitas ao site. Os anúncios de inventário local do Google permitem que anunciantes mais sofisticados explorem o formato de compra extremamente eficaz e promovam produtos que estão fisicamente disponíveis em lojas individuais. 

Além disso, as melhorias na medição pelo Google agora podem fornecer aos anunciantes uma estimativa das visitas à loja atribuídas à atividade de anúncios do Google – um forte sinal da intenção de compra na loja.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a plataforma para hospedar listagens de empresas, sendo a principal fonte de dados destas listas para o Google Ads, o Google Search e o Google Maps. Embora tenha um design historicamente problemático, investir tempo para obter os dados verificados, atualizados e otimizados no Google Meu Negócio pode render benefícios significativos.

Os benefícios da implementação de uma abordagem cuidadosa no Google Meu Negócio podem ser significativos e fornecer grandes volumes de tráfego via inbound marketing, chamadas e mensagens, acesso a comentários dos clientes em tempo real e tópicos aprimorados de visibilidade na pesquisa, tanto no Google quanto no Maps.

Como complemento de uma estratégia bem executada no Google, você pode utilzia ainda as seguintes dicas:

– Tenha um site comercial;

– Garanta que seu site seja encontrado;

– Esteja presente nas redes sociais;

– Invista em anúncios; 

– Associa-se a um marketplace;

– Faça parcerias;

– Conte com um bom sistema de pagamentos online.

Você pode escolher quais dessas ferramentas você quer utilizar no marketing do seu negócio. Quanto mais ferramentas você utilizar, as chances da sua mensagem chegar até o seu público-alvo são maiores. 

Quanto mais canais de comunicação você utilizar, deve alcançar um número maior de pessoas e consequentemente irá atrair a atenção de mais pessoas para o seu negócio.

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