Meios de comunicação: história e atualidades

A comunicação sempre foi uma ferramenta indispensável na vida de todos os seres, desde os primórdios da existência até a atualidade, na produção e reprodução de noticias e na globalização.

Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir a informação entre os homens. São exemplos: o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros.

Segundo a “Teoria da Comunicação“, o emissor (ou locutor) é aquele que emite a mensagem. Já o receptor (ou interlocutor) é quem que a recebe e a decodifica.

O “canal de comunicação” designa o local, ou o meio pelo qual a mensagem será enviada para o receptor.

Assim, os meios de comunicação se aproximam do “canal”, na medida em que eles representam o veículo entre o emissor e o receptor. A linguagem pode ser escrita, sonora, audiovisual como, por exemplo, o jornal, tatuagem, revista (comunicação escrita), rádio e televisão (comunicação audiovisual), etc.

  • História dos meios de comunicação

A história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar. Na pré-história, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas) já aponta essa importância na vida dos homens.

Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.

Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV.

correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.

Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Esse instrumento foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicações sendo um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.

  • Tipos de meios de comunicação

De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação:

Individual: os meios de comunicações individuais estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax.

Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Têm o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, rádio.

  • Classificações dos meios de comunicação

Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermídia), os meios de comunicação social são classificados em:

Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas.

Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone.

Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema.

Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.).

Hipermídias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, por exemplo, CD – ROM, TV digital e internet.

  • Atualidade

Com o rápido avanço na forma de se comunicar, o marketing digital tem se demonstrado uma forte ferramenta de divulgação

Não é mais novidade que o marketing digital está em constante evolução. A cada ano, sites, blogs e redes sociais são usados para divulgação de marcas, produtos ou serviços. É diante do crescimento acelerado e respostas imediatas dos usuários por meio da internet que profissionais têm investido em cursos e especializações e mergulhado nesse universo a fim de atrair seguidores, curtidas, compartilhamentos e lides.

Fontes: www.todamateria.com.br / mundoeducacao.uol.com.br / /mundozumm.com.br

Imagem: pinterest

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