Um ambiente de trabalho positivo e saudável se transforma em maior rentabilidade para à organização. Já que as pessoas se sentem felizes e integrantes de um mesmo time (Maslow, 1943) Então, a pergunta é: o que se faz necessário para mensurar a satisfação das pessoas? A reposta passa pela pesquisa de clima organizacional, um instrumento utilizado por muitas empresas.
O que é clima? É a percepção coletiva que as pessoas tem da empresa, através da experimentação de práticas, politicas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. E o que é uma pesquisa de clima organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente de trabalho a partir do levantamento de suas necessidades.
Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional das pessoas através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações (James & James, 1989).Mas por que pesquisar? Porque a pesquisa cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no clima e orienta a definição de planos de ação para a melhoria do clima organizacional – e, consequentemente, da produtividade da empresa.
Essa atitude eleva bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseca a frase “estamos querendo ouvir você”, você e sua opinião são muito importantes para nós”. A crença na organização se eleva sensivelmente. A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa a fim de atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho.
Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que pessoas com baixo índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/ áreas/ empresas com pessoas motivadas este mesmo índice chega a 60%. Ao manter, o índice de motivação o mais elevado possível, a empresa poderá utilizar esse valor como um dos seus indicadores de resultado.
Para que ela tenha sucesso na mensuração do clima organizacional, é necessário que haja credibilidade no processo, que ele seja sigiloso e de confiança. As principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional são:
· O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
· Promover o crescimento e desenvolvimento das pessoas;
· Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
· Otimizar a comunicação;
· Minimizar a burocracia;
· Identificar necessidades de treinamentos e desenvolvimento;
· Enfocar o cliente interno e externo;
· Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais constares;
· Aumentar a produtividade;
· Diminuir o índice de rotatividade;
· Criar um ambiente de trabalho seguro;
· Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos;
Grande abraço cheio de energia positiva.
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira.
Analista comportamental ADV.
@assertivaassessoria_
assertivaassessoria@gmail.com