O clima organizacional

Um ambiente de trabalho positivo e saudável se transforma em maior rentabilidade para à organização. Já que as pessoas se sentem felizes e integrantes de um mesmo time (Maslow, 1943) Então, a pergunta é: o que se faz necessário para mensurar a satisfação das pessoas? A reposta passa pela pesquisa de clima organizacional, um instrumento utilizado por muitas empresas.

O que é clima? É a percepção coletiva que as pessoas tem da empresa, através da experimentação de práticas, politicas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. E o que é uma pesquisa de clima organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente de trabalho a partir do levantamento de suas necessidades.

Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional das pessoas através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações (James & James, 1989).Mas por que pesquisar? Porque a pesquisa cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no clima e orienta a definição de planos de ação para a melhoria do clima organizacional – e, consequentemente, da produtividade da empresa.

Essa atitude eleva bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseca a frase “estamos querendo ouvir você”, você e sua opinião são muito importantes para nós”. A crença na organização se eleva sensivelmente. A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa a fim de atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho.

Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que pessoas com baixo índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/ áreas/ empresas com pessoas motivadas este mesmo índice chega a 60%. Ao manter, o índice de motivação o mais elevado possível, a empresa poderá utilizar esse valor como um dos seus indicadores de resultado.

Para que ela tenha sucesso na mensuração do clima organizacional, é necessário que haja credibilidade no processo, que ele seja sigiloso e de confiança. As principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional são:

· O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;

· Promover o crescimento e desenvolvimento das pessoas;

· Integrar os diversos processos e áreas funcionais;

· Otimizar a comunicação;

· Minimizar a burocracia;

· Identificar necessidades de treinamentos e desenvolvimento;

· Enfocar o cliente interno e externo;

· Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais constares;

· Aumentar a produtividade;

· Diminuir o índice de rotatividade;

· Criar um ambiente de trabalho seguro;

· Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos;

Grande abraço cheio de energia positiva.

Por: Márcia Guimarães

Especialista em Treinamentos de Alta Performance para Liderança e Coaching de Carreira.

Analista comportamental ADV.

@assertivaassessoria_

assertivaassessoria@gmail.com

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter