Os melhores ’10’ da história do futebol são e serão lembrados pelas suas jogadas, pelos seus golos e pela sua personalidade. Além do número de sua camisa!
Se há um tema de discussão e debate entre os fãs de futebol quando se reúnem, é quem foi o melhor jogador da história?
Outros também tentam descobrir os melhores ’10’ que nos encantaram com suas peças. Neste artigo, apresentamos nossa seleção.
Quem são os 10 melhores da história?
É uma pergunta muito difícil de responder, pois muitos critérios estão em jogo, como emoção, subjetividade e até memória.
Portanto, é provável que nesta lista com os melhores ’10’ da história do futebol existam jogadores com quem concorda e outros que não considere como tal. Dê uma olhada na lista e tire suas conclusões!
1. Diego Armando Maradona
Para muitos, ele é o melhor jogador de todos os tempos. Ele é identificado com o 10 em sua camisa da Argentina, mas também nos clubes onde jogou, como Argentinos Juniors, Boca Juniors , Barcelona ou Napoles.
Diego Maradona marcou um dos melhores gols da história da Copa do Mundo.
Ninguém pode negar que Maradona era uma ‘pipa cósmica’ em campo, independentemente da camisa que vestia, seus gols e jogadas ainda são lembrados mesmo depois de tantos anos.
Há até quem diga que o número 10 é sinônimo de Diego Armando Maradona.
2. Pelé
Edson Arantes do Nascimento foi um atacante excepcional que jogou pelo Santos no Brasil durante a maior parte de sua carreira (1956-1975) vestindo a camisa 10.
Ele também usou esse número nos mais de 100 jogos, amistosos e oficiais, que os brasileiros defenderam. Cores Verde e amarelo da Seleção Brasileira entre 1957 e 1976.
Pelé, um dos melhores atletas do Brasil, se aposentou jogando pelo Cosmos.
Quando assinou pelo New York Cosmos dos Estados Unidos, em seus dois últimos anos de carreira (1975-1977), obviamente, também lhe deram o 10.
3. Michel Platini
Outro dos melhores ’10’ da história, sem dúvida. Platini, nascido na França, mas conhecido por sua grande carreira na Juventus da Itália, foi um dos craques do time francês nas décadas de setenta e oitenta.
Platini também ganhou a Bola de Ouro de melhor jogador europeu em três ocasiões: 1983, 1984 e 1985.
Tal era sua relação com as 10 de suas camisas que chegou a produzir sua própria linha de roupas chamada, justamente, ‘o número 10’ .
4.Lionel Messi
Outro dos melhores ’10’ da história do futebol, mais recente e ainda ativo. Lionel Messi veste com orgulho os 10 que Maradona soube usar na Seleção Argentina e também no clube do Barcelona, onde é o maior ídolo indiscutível.
Messi é um dos melhores jogadores da história e um dos que mais marcou gols.
Com mais de 600 gols em 700 jogos com a equipe catalã, não há dúvida de que La Pulga se tornou o novo ’10’ que todos querem imitar hoje.
5. Roberto Baggio
Voltamos a falar de futebol ‘histórico’ para citar outro dos melhores ’10’ que este esporte nos deu.
Estamos nos referindo ao italiano Roberto Baggio, considerado um dos mais destacados da esquadra azzurra na década de noventa do século passado.
6. Zinedine Zidane
Nesta lista dos melhores ’10’ da história do futebol, não podemos deixar de fora o grande Zidane, jogador francês de ascendência argelina.
Ele fez parte do famoso ‘time galáctico’ do Real Madrid e, antes disso, foi uma contratação sensacional para a Juventus de Turim.
7. Ronaldinho
Finalmente, um jogador que não era apenas talentoso, mas também trazia magia e diversão à partida.
Nascido no Brasil, Ronaldinho se tornou ‘famoso’ após sua mudança para o Paris Saint-Germain. Na Europa, ele também jogou por Barcelona e Milan.
Ele vestiu o 10 no Grêmio, no PSG, no Barça, no Flamengo, no Atlético Mineiro e no Fluminense.
Pela seleção, Ronaldinho foi um ’10’ indiscutível em partidas de grande relevância, incluindo duas copas do mundo (2002, em que foi campeão, e 2006, em que chegou às quartas de final).