O que é Contabilidade Consultiva?

É um modelo de interação estratégica entre contador e cliente, com o objetivo de tomada de decisão conjuntamente.

Seu objetivo é manter gestores e líderes conectados sobre os dados contábeis, auxiliando a gestão a partir de orientações e tomada de decisões estratégicas. Nesse modelo de interação, a contabilidade atua no processo de tomada de decisão e não é vista somente para atender às exigências legais, mas para contribuir com o nível de entendimento das gestões empresariais, visando o crescimento sustentável.

Nesse sentido, a visão deturpada de que o contador é mero cumpridor de obrigações acessórias e gerar de guias é suprimido pela transformação da linguagem dos negócios na atuação sólida e competitiva das corporações. Desta forma, há uma aproximação da empresa contábil com os clientes, de modo a oferecer um serviço personalizado, técnico, consultivo e estratégico.

Na atuação consultiva, o contador desenvolve estudos analíticos e interpretações, gerando indicadores que contribuem para o desenvolvimento sustentável das empresas, atuando no processo de tomada de decisão tempestivamente. Portanto, cada profissional personaliza suas promessas na entrega de informações de acordo com perfil de cada negócio e cliente. Assim, os traços marcantes da contabilidade consultiva é a comunicação entre profissional e cliente, onde essa conexão agrega mais valor para as partes, fortalece a troca de informações e o entendimento dos conflitos, o que permite a elaboração de planos precisos e alinhados à realidade de cada cliente e negócio.

Em função do aprofundamento das relações e do uso inteligente de dados e informações, a contabilidade consultiva gera impacto positivo nos resultados através de insights para otimizações, contribuindo também com a inovação, uma vez que a tecnologia é uma aliada da consultoria e do uso estratégico de dados, o que moderniza os processos contábeis e a comunicação com o cliente. Logo, o aumento na qualidade das entregas e a retenção de clientes é certa. 

A contabilidade consultiva permite o aprofundamento das relações empresariais e permite atuar de forma preventiva na gestão de conflitos, além de mitigar falhas e promover a eficiência dos resultados. Nesse sentido, a contabilidade consultiva é potencializada para subsidiar decisões e elaboração de planejamentos analíticos, contribuindo com o desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento e longevidade espontânea dos negócios. 

A redução de custos é inevitável com a contabilidade consultiva, tendo em vista oferecer ao gestor uma metodologia sistematizada que permite a compreensão do negócio do ponto de vista financeiro e contábil. Também é possível perceber a redução de erros de processos de natureza econômica e financeira. Portanto, a relação consultiva é uma forma de fidelizar as relações empresariais e gerar riqueza para o mundo dos negócios.

Ivone Vieira 

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter