O que é e como fazer umectação noturna?

Seria um sonho dormir, e acordar com o hidratado, nutrido e saudável, não é mesmo? E se dissermos que isso é possível, por meio da umectação noturna?

Óleo Cabelo Salão - Foto gratuita no Pixabay

A umectação noturna é um tratamento capilar de intensa nutrição, feito com óleos vegetais. Diferente de outros tipos de umectação, a noturna é feita enquanto você dorme, e retirada após acordar. 

Com ela, seu cabelo absorve nutrientes, e repõem os lipídios na fibra capilar, que foram perdidos por conta de agressores externos como, por exemplo, os raios solares. 

Vantagens da umectação noturna

A umectação noturna é um dos tratamentos mais vantajosos que encontramos, já que, com ele, nossos fios ficarão hidratados, nutridos, macios e brilhosos. 

Além disso, é perfeito para pessoas que possuem cabelos ressecados, quebradiços, com frizz ou com pontas duplas. 

Essa técnica é conhecidíssima dentre os cabelos crespos e cacheados. Pois, por conta da curvatura dos fios, os nutrientes tendem a não alcançar as pontas do cabelo, deixando-os menos nutridos e secos. 

Assim, com a umectação noturna, é possível resolver esse problema! Basta escolher o óleo vegetal do seu agrado, aplicar o produto e removê-lo corretamente.

Melhores óleos para usar

Para fazer a umectação noturna, é necessário encontrar um óleo vegetal que possa suprir as necessidades dos seus fios. Dentre os mais conhecidos, vamos apresentar os três queridinhos que irão turbinar o seu cabelo

  • Óleo de coco: esse óleo, composto por ácidos graxos, consegue penetrar as cutículas de nossas fibras capilares, deixando nosso cabelo hidratado e nutrido, além de equilibrar a microbiota capilar, deixando o couro cabeludo mais saudável.
  • Óleo de abacate: rico em diversas vitaminas e aminoácidos, o óleo de abacate é perfeito para o fortalecimento e crescimento dos fios, reduzindo a quebra e queda;
  • Óleo de gérmen de trigo: cheio de sais minerais e ácidos graxos, esse produto é indicado para cabelos oleosos, pois tem poder fortificante, nutritivo e revitalizante.

Como fazer a umectação noturna: passo a passo 

Para fazer a umectação noturna, você não pode lavar os cabelos antes. Então, precisaremos apenas do óleo vegetal, um elástico de cabelo e uma touca ou toalha de banho.

  1. Reparta o cabelo em mechas;
  2. Aplique o óleo por toda extensão do cabelo, evitando a raiz;
  3. Faça um coque e cubra-o com a toalha ou touca (não pode ser touca térmica);
  4. Deixe o produto agir durante a noite inteira;
  5. Ao acordar, lave-o bem para retirar todo o óleo;
  6. Finalize o cabelo como está habituada.

Pronto! A umectação noturna além de ser rápida, fácil, e super benéfica, é também bastante acessível.

Como remover a umectação noturna

Muitas pessoas possuem dificuldade para remover todo o óleo vegetal dos fios. Mas, para isso, basta apenas lavar bem o cabelo após a umectação. Evite shampoos com sulfatos ou antirresíduos, já que eles podem agredir os seus fios capilares.

Outra forma para retirar o óleo é o UCPE (umectar, condicionar, pausar e enxaguar). Essa técnica consiste em fazer a umectação noturna. Depois, aplicar o condicionador (não há necessidade de aplicar o shampoo). 

Em seguida, aguardar um tempo, e depois enxaguar bem. Assim, o seu cabelo não terá mais o óleo.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter