Tráfego orgânico é o conjunto de visitas ao seu site conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir visitas em um site sem precisar pagar caro por isso. E como a atração de pessoas é o ponto de partida de quase toda a estratégia, muitas empresas se veem obrigadas a gastar com anúncios pagos.
Mais do que entender o que é tráfego orgânico, é preciso conhecer a definição de tráfego e as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago. Tráfego é toda visita que você recebe em seus canais digitais, sejam eles site, blog ou até mesmo apps e páginas nas redes sociais.
Enquanto na estratégia de mídia paga você cria anúncios e formas “artificiais” de gerar visitas e cliques, na estratégia orgânica as pessoas vão até você, pois você entrega o que elas estão buscando.
Já o tráfego pago é aquele em que você gasta dinheiro para poder ter resultados. Alguns exemplos são os anúncios em plataformas como Facebook Ads, Google Ads.
No tráfego orgânico, você pode receber visitas a qualquer hora, enquanto, no tráfego pago, isso só acontece enquanto mantiver seu anúncio no ar.
O primeiro gera visitas por relevância: você é encontrado porque seu conteúdo está bem classificado no Google. O segundo gera visitas por compensação financeira: você paga ao Google para indicar seu site ou blog para as pessoas que utilizam o buscador.
Benefícios de investir em tráfego orgânico
Custo-benefício
Quando comparamos o tráfego orgânico com o tráfego pago, podemos ver o quanto o primeiro é mais perene do que o outro.
Isto é, o tráfego orgânico pode gerar resultados tanto hoje quanto daqui a 10 anos.
Já o tráfego pago, apenas enquanto durarem os anúncios.
O que quero deixar claro, com isso, é que o tráfego orgânico ajuda a reduzir custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro.
Mas não existe almoço grátis: nenhum resultado vem sem (muito) esforço.
Duração
Se, no tráfego pago, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem ativos, no tráfego orgânico, eles são eternos.
Isso mesmo, não têm prazo de validade!
Mas aqui cabe uma observação: tão ou mais difícil que chegar ao topo do Google é se manter lá.
Se você tem um blog, por exemplo, e conseguiu colocar diferentes artigos no top 10, verá eles rapidamente saírem de lá se deixar de atualizar seu conteúdo e publicar novos textos.
Então, o tráfego orgânico sempre trará resultados desde que você se dedique a ele.
Construção de relacionamento
Outro benefício do tráfego orgânico é que ele permite a sua marca a construir relacionamento com maior proximidade do cliente.
E, assim, acompanhá-lo por toda a jornada de compra.
Não quero dizer que o tráfego pago deva ser esquecido. Apenas que deve ser usado com cautela.
Caso contrário, quando menos esperar, você vai acabar com todo o lucro que tinha acabado de conseguir.
05 dicas de como gerar tráfego orgânico para seu site
1. Foque na sua persona
2. Faça um estudo de palavras-chave
3. Crie e faça títulos de sucesso
4. Poste seus conteúdos em outras plataformas
5. Faça diferentes tipos de conteúdo
Redes sociais: A melhor maneira de fazer tráfego orgânico
Arrisco dizer que hoje é o carro forte das estratégias não pagas.
Desde a lojinha da sua rua, até a marca internacional de produtos cosméticos que você mais gosta, todos eles usam, de alguma forma, as redes sociais para chamar atenção dos seus públicos.
Rede social como o Instagram, não apenas gera visibilidade, mas traz conversão para seu negócio, leads e clientes.
Nem que seja para gerar visibilidade e um primeiro contato com as pessoas, crie e alimente uma página/perfil nas redes sociais que seu público mais frequenta.
Essa estratégia vai atrair pessoas e clientes usando redes sociais e a boa vontade daqueles que lerem, pois poderão compartilhar ou interagir com o seu post, e aumentar a visibilidade.
Responder boas perguntas e dúvidas, é um motor forte de tração para sua página de destino. Ou seja, pesquise as palavras-chave antes de sair atirando para todo lado.