O que faz um Social Media?

Na prática, o Social Media pode cumprir muitos papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais aos mais estratégicos. As mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo essa multiplicidade, já que muitas vezes demandam uma adaptação rápida para que os perfis – sejam pessoais ou de marcas – continuem relevantes.

Mídias sociais nada mais são que os meios por onde as marcas realizam a comunicação, compartilham conteúdo e interagem com seu público. Mas, redes sociais, blogs e sites não fazem isso sozinhos. Eles são apenas plataformas. Repositórios de conteúdos com funcionalidades que permitem a interação. Digamos que, sozinhas, elas não promovem nada.

Justamente por isso, o profissional que ativa esses canais é chamado de social media. É ele quem planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer. Chamá-lo de mídia não é dar louros a quem não tem. Eles são, realmente, os meios necessários para ligar pessoas às marcas.

O grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir um fluxo constante de clientes. Para isso, todas precisam criar e executar uma estratégia de Marketing que envolve o foco no seu público-alvo.

Como é a rotina do profissional?

Produção de conteúdo

No planejamento estão definidas várias informações importantes que vão guiar o profissional durante todo o seu trabalho. Quando um post é criado, tenha a certeza de que ele está alinhado a uma série de diretrizes que resultaram de longas pesquisas e análises de dados.

A produção de conteúdo, então, é resultado de uma construção prévia. Depois de entender qual é a personalidade da minha marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão interferências do design, é hora de criar o post propriamente dito!

É importante fazer um calendário — que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo — e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página. As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis.

Elaboração de relatórios

Como saber se minhas redes sociais estão indo bem?

Assim como na maioria das áreas de conhecimento, o Social Media também é um profissional movido por números: é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.

O mais comum é que eles sejam gerados no início de cada mês. Nos documentos, estão expostas várias métricas importantes como o alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.

Além de expor os números, uma análise qualitativa enriquece ainda mais o relatório e guia o profissional de forma mais prática para se preparar pelos próximos meses. Se os números estão ruins, o que fazer para melhorar? Se foram satisfatórios, como escalar ainda mais no período seguinte?

Relacionamento com o público

Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos.

É preciso visualizar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, entenda que por trás dos usuários existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.

Quais são as habilidades necessárias para me tornar um bom social media?

Dependendo do tamanho da equipe, esse profissional costuma trabalhar sozinho, porém mantendo interações diárias com outras equipes. Por isso, é preciso desenvolver as seguintes habilidades:

– Relacionamento interdisciplinar: por trabalhar com outros times, é preciso saber manter um bom relacionamento, a fim de evitar conflitos

– Planejamento: a palavra-chave para se dar bem nas redes sociais é disciplina e planejamento

– Multidisciplinaridade: como você pode perceber, esse profissional precisa realizar diversas atividades no dia a dia, então é preciso saber lidar com essa quantidade de trabalho e desenvolver as competências necessárias para realizá-lo

– Liderança: mesmo que você não precise liderar uma equipe, será preciso deliberar tarefas para outras pessoas

Como se tornar um Social Media?

Já deve ter ficado claro para você que, para seguir uma carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades, seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Muitos profissionais da área de Marketing também começam em posições generalistas e hoje em dia decidem mudar para as redes sociais como uma maneira de explorar suas capacidades. Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que pode ser uma estratégia eficaz principalmente para seguir uma carreira como como freelancer.

3 passos essenciais para conseguir se tornar um Social Media

– Aprenda habilidades de Marketing direcionadas para as redes sociais

– Estabeleça sua presença nas mídias sociais

– Expanda sua rede profissional

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