Sabe aquela fase deliciosa de planejar o enxoval? Pensar no tema do quarto, nas cores que decorar o quarto, os jogos de cama, de banho… São muitas coisas para organizar, comprar e montar até a chegada do novo integrante da casa, não é mesmo? No meio de tantas coisas para comprar, roupas, meias, fraldas, banheira, xampu especial, alguns itens são desnecessários e podem ter um impacto no custo das compras para o bebê.
O primeiro item da lista que os pais não têm a necessidade de comprar é a mamadeira. Ela é um utensílio que pode atrapalhar o processo de aprendizado do bebê ao aleitamento em seio materno, pode fazer confusão do bebê para realizar a sucção e até mesmo levar ao desmame precoce desse bebê que pode desistir do peito antes do tempo desejável e ideal à sua saúde, que é no mínimo até um ano de vida. Nessa mesma linha, a chupeta é outro item que não necessita estar na lista de enxoval. Como a mamadeira, a chupeta é um bico artificial e pode atrapalhar o desenvolvimento muscular da região oral do bebê e virar um grande problema no futuro para corrigir os desvios causados por ela na primeira infância.
Outro item que é dispensável é a bomba elétrica de sucção. Além de ter um custo muito alto, nem todas as mamães necessitam de bomba para tirar o leite. O ideal é aguardar o início do processo de aleitamento e observar como seu organismo irá se comportar. Para mulheres que produzem muito leite, a bomba pode ser uma opção para fazer a ordenha e armazenagem (ou doação) do leite materno. Mas, é preciso, no mínimo, algumas semanas para saber se será um item realmente útil para a lactante.
Regina Severino @reginaseverino_consultora