Quais os principais tipos de empreendedores?

Com a alta do empreendedorismo no Brasil, o mesmo já se classifica em modalidades diferentes. Você sabe quais são elas?

O Brasil está passando por um momento interessante para novos empresários. Segundo economistas, um país capitalista passar por quatro partes de modelo de crescimento macroeconômico: boom, recessão, depressão e depois recuperação.

Mesmo com a insegurança em relação ao governo assumido, já podemos observar a fase de recuperação, depois de um recesso de pandemia no Brasil e em outros países capitalistas. Por isso esse seria o momento ideal para novos empresários se arriscarem no mercado. Então listamos 5 tipos de empreendedorismo para você entender melhor esse ramo.

1- Empreendedorismo Individual  
A lei que regulamenta atividade do microempreendedor individual (MEI) tornou o empreendedor individual conhecido. Essa possibilidade já estava disponível há algum tempo e facilitou para quem está começando no mercado.

2- Empreendedorismo Informal 
Um empresário informal pode ser descrito como um profissional que tem renda suficiente para atender às suas necessidades básicas. Normalmente enfrentam dificuldades para crescimento pois estão sob pressão de agências reguladoras para sair da informalidade.

3- Empreendedorismo de Franquia 
Alguns costumam dizer que os franqueados não podem ser considerados empresários, entretanto uma pessoa que toma iniciativa e se arrisca em um negócio, mesmo que não seja sua própria ideia, pode e deve ser considerada empreendedora.
Essas pessoas frequentemente encontram uma necessidade e buscam negócios testados e criados.

4- Empreendedorismo Social
Um empreendedor social é alguém que constrói um negócio que fornece um meio sobrevivência e tem um viés para proporcionar benefícios para um número significativo de pessoas.
Esses empresários são normalmente ativos em uma área que o poder público não pode alcançar e frequentemente promovem soluções que tornam possível mudar a realidade de pessoas e comunidades vulneráveis.

5- Empreendedorismo Digital 
Com certeza estamos vivenciando um boom no empreendedorismo digital. O mesmo refere-se a produtos e serviços comercializados por meio digital, isso inclui lojas on-line, produtores de conteúdo, infoprodutos e curso de treinamento on-line bem como aplicativos como Uber e iFood. Esse é o tipo de empreendimento que não requer muitos recursos financeiros, mas requer muito conhecimento tecnológico. Se for bem feito pode se tornar um empreendimento muito lucrativo.

Se está começando a empreender agora, comente aqui em qual dessas modalidades você se encaixa!

Ludmilla Reis

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter