Sustentabilidade em jogo: O que as empresas podem fazer para restaurar a natureza?

Ações corporativas, muitas com retorno positivo, poderiam hoje ajudar a reverter o esgotamento do capital natural que o mundo enfrenta.

É um fato que a atividade econômica depende fundamentalmente do capital natural do mundo. Mas hoje esse capital está se esgotando rapidamente com consequências cada vez mais severas. Por uma estimativa, as demandas atuais requerem recursos pelo menos 1,8 vezes maiores do que a terra pode ser capaz de sustentar neste momento.
Atualmente foi descoberto que, embora várias empresas  e setores econômicos já contribuem pro não esgotamento do capital natural, ações específicas poderiam não apenas reverter esse processo mas também gerar um retorno sobre o investimento (ROI).
O setor agrícola em particular tem o maior impacto direto nessa tendência do esgotamento do capital natural no planeta.
O setor de vendas e serviços no varejo também não fica muito atrás, contribuindo no impacto da natureza, principalmente com produtos químicos e poluição plástica.
O impacto desproporcional da agricultura nesse cenário decorre de sua pegada direta na terra e da forte Influenciada indústria de processamento de alimentos. Por isso, estima-se que 72% da melhoria total da biodiversidade está nas mãos da agricultura.
As estimativas sugerem atualmente 8 alavancas que poderia contribuir para essa melhora, sendo que 4 delas estão ligadas diretamente a agricultura. São elas:
-​Agricultura regenerativa: que inclui o plantio de culturas de cobertura e o uso da agricultura do plantio direto.
-​A agrossilvicultura: que inclui o plantio de árvores em lavouras e pastagens, e a implementação de faixas tampão de cobertura vegetal natural.
-​Técnicas de Agricultura com eficiência hídrica, incluindo irrigação por sulcos alternativos, irrigação por gotejamento e sementes com eficiência hídrica.
-​Técnicas de manejo de estrume e sequestro de esterco em fazendas menores.
Com essas técnicas e estimativas é possível que a agricultura coloque o mundo dentro do limite planetário de perda de esgotamento do capital natural total.
(Veja relatório completo no Mckinsey.com)

E você? Conhece alguma empresa que contribui sistematicamente para evolução da sustentabilidade? Comenta aqui!
 
Ludymilla Reis
@millareisoficial

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter