O ambiente dos negócios é complexo sob o prisma do volume de informações fiscais que precisam ser geridas pelas empresas para não implicar em ônus financeiro, tendo em vista que o Banco Mundial indicou que as empresas brasileiras dedicam mais de 1.500 horas por ano para cumprir com as obrigações principais e acessórias. Portanto, para superar esse desafio, ficar atento às inovações do mercado contábil são indispensáveis.
Nesse sentido, veja 5 tendências que o mundo dos negócios pode implementar para gerar informações úteis e tempestivas.
Sabe-se que a automatizar processos é essencial para a redução de custos e tornar o ambiente de trabalho saudável. Portanto, o uso da tecnologia para automação contábil é uma tendência no mercado, tendo em vista que auxilia na geração de dados contábeis confiáveis, mitigando as falhas na qualidade informacional, que pode comprometer o equilíbrio financeiro e a transparência das empresas.
Dessa forma, ficar atento às novas tecnologias, que permitem eficiência operacional é indispensável no atual cenário contábil, dada a velocidade das mutações das informações contábeis e fiscais. Além, de contribuir para um ambiente de trabalho agradável por reduzir as cargas de trabalhos repetitivos, o que propicia um sentimento de bem-estar na equipe operacional. Logo, esse sentimento gera produtividade e possibilidade focar em ações estratégicas.
Face ao exposto, o Continuous Accounting (contabilidade contínua) está intimamente relacionado a automatização de processos e consiste em um método de distribuição uniforme das atividades operacionais do ciclo contábil, mitigando os picos de trabalho em um fechamento único e que pode representar um diferencial estratégico na geração de informações tempestivas dentro do processo de tomada de decisão.
A sua implementação requer uma visão ampla dos processos e transformação digital, com o objetivo de estabelecer uma combinação equilibrada de tecnologia, processos e pessoas, além de mudança de cultura na estrutura organizacional da empresa contábil e mentalidade da equipe, de melhoria contínua.
Em virtude do volume de dados financeiros, a governança de dados é uma tendência que contribui em padronizar e centralizar, facilitando o acesso e a otimização dos processos de gestão contábil, além de gerar maior controle sobre os dados e agilidade às rotinas gerenciais, contribuindo com o alinhamento da equipe.
Dados tratados e íntegros, reduz a assimetria da informação e gera transparência para a gestão dos negócios e que requer investimento em inteligência digital.
Apesar da transformação digital mitigar diversas falhas, o compliance contribui para uma visão inovadora e a implementação de ferramentas de gestão que propicia agilidade, eficiência operacional e o fortalecimento das políticas de controles de normas internas e externas, para que sejam seguidas com rigor.
Dessa forma, o uso da tecnologia para gestão de compliance permite maior assertividade, tempestividade e aumenta o poder da governança corporativa.
Percebe-se que a transformação digital é inevitável para o sucesso do negócio e dentro da estrutura de dados digitais a blockchain é uma tecnologia que permite transações seguras de forma transparente e inviolável, por registrar e armazenar transações, garantindo a segurança através da criptografia e do rastreamento de dados.
Face ao exposto, verifica-se que a inteligência tecnológica contribui em reduzir custos e falhas em processos manuais, tornando as rotinas mais ágeis e confiáveis, ampliando o potencial de crescimento do negócio. Dessa forma, a implementação da inovação é essencial para o sucesso competitivo da gestão contábil.
Ivone Vieira @ivonevieira