Tendências de moda 2022

O verão 2022 promete trazer muito calor, cores e ousadia. Da camisa de botão ao mocassim, é hora de se preparar para atualizar os looks.  Entre suposições e desejos, é possível saber quais serão as grandes trends de 2022.

Muita pele à mostra, recortes e amarrações estarão presentes nesta estação aqui no Brasil. E ousadia para todos os tipos de corpos. O conforto ainda está muito forte. Por isso, as hot pants, os maiôs e os tops meia taça, que já vinham ganhando força nos últimos verões, ainda vão reinar. Mas a sensualidade está vindo forte também. Principalmente com os recortes e as amarrações.

O verão 2022 veio para ser descomplicado, fresco e vibrante. Um mix de cores bem intensas com outras suaves e reconfortantes, peças em alfaiataria e outras handmade (feitos à mão), estampas delicadas e florais. Ele vem cheio de alegria e personalidade.

Cores saturadas e vibrantes dão o tom da estação. Pode apostar nos tons vibrantes de rosa, laranja, verde e azul que não tem erro. Tons suaves de amarelo e lilás também têm o seu lugar na composição dos looks mais modernos. Mas o neon também vem com força total. Assim como o branco, que aparece na forma de um contraponto de elegância.

Crochê e Tricô

O crochê e o tricô, por meio das estampas divertidas, podem trazer um ar mais cool e jovem para produção. Ainda, oferecem a possibilidade de inserir no seu look as cores tendência do verão. As peças handmade (feitas à mão) ganham um destaque especial nesta estação. Peças inteiras, como vestidos fresquinhos, top cropped em tricô combinado com um casaquinho leve no mesmo material são aposta certa. Essa tendência também se vê nos acessórios: bolsas e bucket hat feitos à mão, acessórios divertidos, com miçangas, por exemplo, deixam o look alegre e atual. O artesanato está com tudo!

Decote Cut Out

A tendência, que tem uma pegada mais ousada e lembra um pouco o estilo dos anos 2000, é chamado de cut out em inglês e, dessa vez, tem aparecido nas mais diferentes peças do guarda-roupas. Com recortes ousados, na região da cintura e quadril, ou até nas costas, ele traz sensualidade e frescor pro look de primavera-verão. Vestidos com decotes franzidos, amarrações envolta do corpo, muitas vezes com assimetrias inusitadas.

Top Sutiã

top sutiã não é nenhuma novidade, e vem ganhando grande força nos últimos anos e sendo uma das tendências globais. Se antes eles eram usados apenas em baixo de outra peça ou apenas apareciam levemente no decote, agora os tops sutiãs são um dos principais destaques do look! A peça foi apresentada em diferentes estilos e maneiras nas passarelas, mostrando que são muito versáteis e podem ser usado por qualquer um, independente do seu estilo! Para esta temporada, a grande aposta é combiná-lo com blazers de alfaiataria, misturando assim o formal com o informal, resultando em um visual para lá de estiloso.

Monocromático

Looks monocromáticos (ou seja, composto por peças da mesma cor e com tons próximos) já são bem conhecidos, tendo sido um grande hit entre marcas e fashionistas há alguns anos e que, mais uma vez, voltam a ser uma grande aposta.

Muito sofisticados e elegantes, eles são super versáteis e atemporais, se adaptando as mais diferentes necessidades e estilos. As cores favorecidas são diversas: desde as mais vibrantes (algumas puxadas para o neon), até tons pastel e clássicas. Seja em produções para o dia-a-dia ou mais formais, saiba que não tem como errar com o monocromático!

Brilho

Após dois anos de pandemia, zero festas, muito moletom e home office, um desejo predomina entre boa parte das pessoas: o de se montar! Apostar em brilhos, paetês, glitter, e tudo aquilo que pode deixar as produções mais exuberantes, é uma das tendências mais fortes para este ano. Pode investir sem medo!

Peças com brilho sejam inteiras ou apenas um detalhe, é atemporal e nunca saem de moda e, geralmente, são usadas em ocasiões noturnas. Porém, ao longo dos últimos anos, este conceito foi esquecido e cada vez mais está aparecendo em produções diurnas. Esta não é uma tendência desconhecida e, mais uma vez, voltou a aparecer nas passarelas e ser uma aposta bem forte.

Vestidos, saias, casacos em paetês, bordados ou apenas com tecidos com aparência brilhantes, dentre outras variações, foram vistas durante todas as semanas de moda.

Alfaiataria Desconstruída

Após um período intenso de recessão, como o pós pandemia, e a partir das duras limitações desse momento, se criam desejos de libertação e ativam-se as memórias de dias mais criativos e flexíveis. Por isso, nós canalizamos esse desejo de resgatar as possibilidades da vida passada e ao mesmo tempo o desejo de criar o novo, através do que vestimos. Peças com construção mais sóbria com linhas retas e a cara do universo masculino ganham novas versões em tecidos naturais e nas cores da estação, trazendo ares inovadores e criativos pro look do dia a dia.

alfaiataria desconstruída é um ótimo reflexo desse comportamento, afinal de contas, a moda é também resultado da cultura. Quebrar com a marcação de autoridade e seriedade da alfaiataria, através de peças oversized ou com novas informações vindas de outros estilos, significa a ruptura da qual falamos, por exemplo. Então pode se preparar para ver uma imensa diversidade de peças em alfaiataria, fugindo do clássico e se aproximando mais do criativo e até dramático.

Com essas dicas fica mais fácil investir, então se joga!

Deixe nos comentários se já adotou alguma das tendências citadas neste artigo.

@glaciene.forte

@glacienebassi

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

4 respostas

  1. Eu amei as dicas, principalmente as dicas do crochê e tricor, essa mistura é muito legal . Dicas super importante para nós mulheres que temos muitas dúvidas no combinar um look de maneira correta principalmente com essa mistura. Super valiosa👏👏👏

  2. Dicas muito importante para quem tem estilo e quer ficar sintonizada com as tendências da moda.
    Quem adotar essas tendências citadas vão fazer bonito e ficar bonita e estilosa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter