Trend Streetwear: entenda o que é como surgiu e quais são seus elementos e acessórios.

Estilo muito usado, principalmente pelos mais jovens, em nossa sociedade. Para aqueles que não abrem mão do conforto e curtem as tribos urbanas, quaisquer que sejam as ocasiões, esse modo de se vestir é o ideal. Se você é apaixonado por esportes radicais como o skate e o surf, então está no lugar certo. O streetwear está presente ativamente na vida dessas pessoas você.

O que significa streetwear?

Basicamente o streetwear é um estilo que representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo ao redor do mundo, através de roupas e acessórios. Se analisarmos de forma mais profunda, validamos que o streetwear está muito além de produtos e da definição simples de: “roupas das ruas”. Ele também está ligado ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas.

A moda se manifesta de várias formas ao redor do mundo. Por questões geográficas, culturais, políticas, religiosas ou comportamentais, muitas dessas manifestações não ultrapassam as fronteiras a ponto de tornar-se um estilo global.

Já o streetwear é uma variação da moda que pode ser percebido na maioria dos lugares. Basta existir, por exemplo, uma expressão cultural, da música ou dos esportes urbanos que lá estará o streetwear. Ele genuinamente adapta-se e traduz o comportamento de determinada região através da moda e estilo.

Mesmo vivendo em um mundo globalizado, a cena do streetwear traz particularidades de cada região. No Brasil é diferente dos Estados Unidos, assim como da Inglaterra é diferente do Japão, cada um com sua característica cultural.

Como surgiu o streetwear?

Nos anos 80, a cultura teve intensas reviravoltas, os estilos pop, rock e hip hop começaram a dominar as ruas e o “faça você mesmo”, se tornou cada vez mais popular. Peças de roupas e artigos fabricados manualmente com novos estilos surgiram no Ocidente com força total.

É complexo afirmar um único ponto para o surgimento do streetwear, várias tribos e movimentos deram sua contribuição. Mas, freqüentemente a origem do streetwear é creditada a Califórnia, ao Surf e ao Skate.

Os praticantes começaram a produzir peças mais folgadas, fáceis de usar, feitas para resistir à prática do skateboarding nas ruas e pistas, em períodos que as ondas não estavam tão boas para surfar.

Naquela época de protestos culturais e sociais, os jovens negavam alguns atos consumistas de outros jovens mais ricos. O estilo bem urbano e casual se solidificava cada vez mais.

Hoje, esse estilo é um pouco menos acessível que antigamente, visto que retornou com força total pelos amantes de skates, surfistas ou apenas apreciadores das roupas urbanas despojadas, mas ainda há muitos adeptos a essa moda.

Roupas e acessórios comuns o streetwear: descontraído e confortável

As peças mais comuns nesse estilo trazem conforto sem perder a sofisticação de um modo de se vestir bem específico. São elas que ditam a percepção instantânea de que aquilo é algo diferente dos outros.

Uma das peças principais do streetwear é o tênis. O ramo dos calçados está constantemente se reinventando para atender todos os tipos de gostos. Dos mais incrementados aos mais simples, é um elemento chave do estilo.

Os bonés também são muito usados, há vários modelos unissex para aqueles que curtem essa peça tão versátil de combinações. Casacos, jaquetas e moletons também ganharam grande destaque no streetwear.

Mesmo que o dia não esteja tão frio, é possível criar combinações com bermudas e, no caso feminino, com shorts e croppeds. Calças e camisetas são ótimas opções para apostar na criatividade. Fivelas, bordados, zíperes e muito mais, são grandes aliados para criar algo único e charmoso.

Moletons 

Calças de moletom é tendência atualmente, sobretudo pelo conforto na hora de usar. Além disso, combinam com praticamente qualquer tipo de camiseta e ficam ótimas com tênis. Grande parte das calças tem cores sóbrias e vem com a logo de uma marca. Do mesmo modo, as blusas de moletom também são boas alternativas para criar um look leve e ideal para os dias frios. Elas podem, inclusive, combinar com a calça, criando um conceito equilibrado e bem estiloso. 

Camisetas 

As camisetas streetwear são um universo à parte, com estilos que vão desde camisetas simples, apenas com a logo de uma marca, até as cobertas de estampas e símbolos gráficos fortes. As monocromáticas destacam a marca e podem ter cores mais quentes para destacar o visual, como amarelo, laranja ou vermelho. Por outro lado, estampas também são bem-vindas. Muitas coleções são inspiradas em desenhos, personagens, entre outras tendências. Quanto à padronagem, os modelos oversized são os queridinhos do momento. 

Tênis 

O tênis é um dos principais símbolos do streetwear. Além de confortáveis, muitos são ostentados pelo design, cores e originalidade. Desde os tênis da Vans até versões mais esportivas, há diversos tipos para homens e mulheres usarem com várias composições. 

Jaquetas e casacos

Jaquetas e casacos são peças que ganham visuais extravagantes, com cores fortes, aplicação de logo e desenhos com influência pop. O material pode ser sintético ou fazer uso de algum recurso para deixá-lo mais original, como costuras desconectadas, transparências, bolsos assimétricos e tudo mais que possa dar uma cara única à peça.

Jaquetas e casacos também são usados para looks de sobreposição. É comum, no streetwear, usar jaquetas e casacos como sobreposição a camisetas e blusas de moletom. Além do jeans, se destacam as peças em materiais sintéticos, com muitas cores e bolsos assimétricos. 

Calças 

O jeans é um coringa também no streetwear. Entretanto, os adeptos preferem modelos descolados, rasgados e com lavagem em tons extravagantes. Conforme já destacado, as calças de moletom também são relevantes nesse estilo, assim como a calça saruel e modelos camuflados.

Acessórios 

Os acessórios ajudam a dar um toque a mais no look feminino e masculino. Óculos escuros são uma boa opção, além de bonés, pulseiras e as famosas pochetes transversais que voltaram a ser tendência. 

O streetwear continua sendo associado diretamente à expressão e personalidade. E, apesar das grandes marcas agora estarem apostando no estilo, é muito mais sobre como vestir uma peça, sobre mostrar quem você é do que somente usar algo caro, sem que a sua personalidade transpareça. 

A moda streetwear segue buscando a originalidade na maioria de suas peças. Os fãs do estilo dão grande importância ao conforto, exclusividade e personalidade da roupa, além da liberdade de vestir o que quiser sem ligar para padrões preestabelecidos. A cultura hip hop e o skate continuam contribuindo para difundir, influenciar e propor inovação para o streetwear. 

@glaciene.forte

@glacienebassi

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter