O aumento na procura por carros seminovos e usados desde o ano passado contribuiu para a elevação de preços de vários modelos e até para ajudar a derrubar alguns paradigmas sobre modelos fora de linha.
Pois um levantamento realizado pela plataforma de comércio de veículos InstaCarro apontou que alguns modelos chegaram a ser vendidos por valores mais de 30% superiores aos da Tabela Fipe, que é considerada uma das referências do mercado para a compra e venda de automóveis.
O mercado está muito aquecido o que naturalmente resulta em preços mais altos mas em resumo há dois motivos: falta de carro usado com filas de espera para vários modelos e outro é a retomada das vendas em um patamar elevado do que previam vários especialistas.
No caso dos carros novos a paralisação da economia levou a uma falta generalizada de insumos. Plástico, borracha, metal e até papel deixaram de ser produzidos por grandes empresas levando a uma quebra na cadeia de produção. Com a retomada acima do esperado há falta de vários modelos zero quilômetro. Atualmente a fila de espera para Fiat Strada, Hyundai HB20, Honda Civic, Toyota Corolla em um período que varia de 30 chegando a 90 dias em alguns casos.
Com isso, os carros usados, especialmente os fabricados há 1 ou 2 anos, que o mercado chama de “seminovos” estão sendo vendidos por preços acima da tabela.
É o momento de venda dos usados que estão atrativos. Mas este momento vai passar até que a produção se ajuste e consiga entregar carros para atender a demanda dos modelos zero quilômetro. Até lá é hora de vender o usado porque o mercado está pagando bem o que nunca aconteceu antes.
Veículos mais luxuosos, como o BMW X1 foram negociados por preço mais de 60% acima da tabela Fipe e modelos mais populares, como Fit, Spin e March saíram por valores 40% acima do indicado na tabela, segundo a pesquisas.
A tabela Fipe é muito utilizada como parâmetro de compra e venda de veículos, mas os preços praticados podem variar conforme a região do país, conservação do carro, cor e acessórios, entre outros fatores.
Segue abaixo a relação dos 10 carros mais valorizados na revenda:
- BMW X1 61,1%
- Honda Fit 42,3%
- Chevrolet Spin 42,1%
- Nissan March 40%
- Hyundai Tucson 39,1%
- Hyundai i30 38,5%
- Nissan Kicks 38,1%
- Jeep Compass 36,4%
- Jeep Compass 36,4%
- Jeep Compass 36,4%
É possível notar que os carros mais valorizados são os de montadoras japonesas como Honda, Nissan e a coreana Hyundai, sinalizando o favoritismo delas no país na revenda.
É possível notar que os carros mais valorizados são os de montadoras japonesas como Honda, Nissan e a coreana Hyundai, sinalizando o favoritismo delas no país na revenda.
Temos um quadro de profissionais especializados, em garantir e tirar as dúvidas, de cada cliente, ao adquirir o seu seminovo.
PENSOU EM COMPRAR CARRO?
PENSOU EM UPCAR!
Foto: Arquivo Pessoal