Você sabia que a imagem profissional é um elemento que contribui para sua carreira?

A imagem do profissional é um elemento relevante na cultura das empresas e também contribui na evolução da carreira. No mercado de trabalho, causar uma boa impressão sempre conta pontos.

A “imagem” é como o meio percebe o profissional, passando pela sensação de poder (estar confortável no ambiente) até estar e se fazer presente, gerando “influência”. A nossa imagem influencia tanto, que é possível transmitir muitas informações que não condizem com a realidade. 
Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar conhecimentos técnicos e entregar bons resultados não é mais o suficiente para construir uma carreira de sucesso.
Além da dedicação ao trabalho, é preciso cuidar da imagem profissional, ou seja, a impressão que você passa aos seus colegas, superiores e clientes no dia a dia.
A importância da imagem se dá, sobretudo, no primeiro contato com outras pessoas. Antes de conhecerem você, elas não têm ideia sobre sua competência, caráter ou personalidade. Ter atitudes que reforcem essas características é a melhor maneira de se posicionar como um talento diferenciado, que tem muito a oferecer.
No entanto, há diversos outros aspectos que envolvem a imagem de um profissional, como postura, reputação, conhecimento e mentalidade. Ou seja, são várias qualidades que a pessoa reúne e que impactam a sua atuação no mercado de trabalho.
Acompanhe a seguir e descubra qual a relevância da imagem profissional. 

Como a imagem profissional influencia as oportunidades do mercado de trabalho?

É importante se preocupar tanto com a aparência física quanto com o desemprenho profissional, pois a imagem que transmitimos aos outros pode afetar significativamente as oportunidades no mercado de trabalho. A imagem profissional, portanto, é um forte instrumento de comunicação, uma vez que representa quem somos e nos diferencia dos demais.
Em momentos mais desafiadores, como ter uma conversa séria com os gestores, a sua imagem profissional pode auxiliar consideravelmente. Seja para pedir um aumento de salário, seja para solicitar uma folga em algum dia da semana, com uma imagem impecável fica mais simples ter os seus pedidos aceitos.

Como construir uma boa imagem profissional?

Uma boa imagem profissional não se constrói do dia para a noite, concorda? Para isso, é preciso tomar atitudes e cultivar ações coerentes com os seus objetivos e maiores anseios pessoais. Ou seja, é necessário se esforçar e desenvolver hábitos positivos.
Antes de tudo, é fundamental dar uma atenção especial à sua aparência. Até porque grande parte dos recrutadores utiliza este critério em processos seletivos para a escolha dos candidatos. Mesmo que você não apresente experiências anteriores, as chances de se diferenciar aumentam consideravelmente.
A confiança também contribui na criação de uma imagem de sucesso. Nesse caso, a aparência tem um papel fundamental, já que o uso de roupas adequadas e que condizem com a personalidade da pessoa geram uma segurança maior. Isso ajuda na busca pela satisfação profissional, pois conhecer quais são as suas pretensões e seus objetivos são os primeiros passos para melhorar a sua imagem profissional.
Vestir-se bem não tem a ver com moda, nem com a marca das roupas, e sim com usá-las bem passadas e ajustadas ao seu corpo. Também é necessário adequar-se ao contexto: o visual da balada ou da praia nem sempre cai bem no ambiente de trabalho.
Um estilo mais formal ou descontraído depende muito da cultura da empresa. Contudo, mesmo que o dress code seja flexível, é preciso ter bom senso. No geral, evite sapatos sujos, decotes exagerados e roupas muito curtas, justas ou transparentes. 
Perfumes fortes demais, bonés e óculos escuros também devem ser dispensados. Para as mulheres, é importante saber equilibrar a quantidade e os tipos de acessórios, evite acessórios extravagantes e que façam barulhos.
É importante que essa preocupação com a imagem pessoal não se torne uma obsessão, a ponto de mudar a personalidade, causando uma rigidez nos relacionamentos interpessoais. Seja você mesmo (a), sempre tendo bom senso e equilibrando a sua imagem à posição que deseja alcançar em sua carreira. 

Glaciene Forte- Personal Stylist e Consultora de Imagem.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter