Você sabe diferenciar?
Famosas em todo o mundo, as comidas orientais atravessaram as fronteiras e os oceanos, e são as favoritas de muitas pessoas por aqui, mas o que acontece com muita frequência, é uma confusão em relação à sua diferença entre as comidas originárias do Japão e da China.
Embora muitas pessoas acreditem que os dois países sejam quase idênticos, a realidade é outra em vários aspectos, e não podia ser diferente na culinária também.
Quando falamos de culinária oriental, as diferenças estão não somente no sabor, mas também em sua preparação e na questão nutricional.
Na matéria de hoje, irei explicar as principais características e diferenças gastronômicas entre estes dois países.
Culinária Japonesa
A comida japonesa é conhecida por ser bastante rica em nutrientes. Os principais itens utilizados são arroz, peixes crus, frutos do mar, os vegetais, cogumelos, e tudo com pouca gordura. Os principais molhos são os de soja (shoyu), óleo de gergelim (mirin), pasta de soja (missô), saquê, vinagre de arroz e raiz forte (wasabi).
Neste tipo de culinária, os alimentos são servidos em porções e tamanhos pequenos, e são consumidos com os “pauzinhos” hashi. Além disso, utilizam muito açúcar e sódio.
Os pratos mais conhecidos são: Sushi, Sashimi, Temaki, Tepurá e Herumaki.
Culinária Chinesa
Na China os pratos são feitos com carnes, macarrão, empanados e fritos. A culinária chinesa usa muitos condimentos e estes são bem mais fortes que os japoneses.
Como o país é imenso e populoso, existem centenas de pratos diferentes, dependendo de cada região.
Na parte Norte utilizam bastante trigo, na Central mais pimentas e no Leste os sabores são bem suaves.
Este país também é conhecido por consumir carnes exóticas e de animais que não estamos acostumados por aqui, como a carne de cachorro, por exemplo.
Os principais pratos são: Chow Mein, Zongzi, Yakisoba, Tian bu la, Mapo Tofu e Dan Dan Mian.
Além destes pratos, insetos e ovos podres são bastante comuns.
Qual destas duas culinárias você aprecia mais?