A mão de obra feminina desempenha um papel significativo na produção de alimentos vindo do setor primário, agrícola do Brasil, onde nas últimas décadas, houve um aumento significativo da participação das mulheres na agricultura brasileira onde adquirem uma variedade de funções, desde atividades de cultivo e colheita até gestão de propriedades agrícolas e agroindústrias.

A contribuição das mulheres para a agricultura brasileira é econômica e socialmente significativa e ajuda a garantir a segurança alimentar e o sustento das famílias rurais e urbanas. O envolvimento das mulheres na produção agrícola promove aumento do valor econômico e social das comunidades rurais, pis estas mulheres ao obterem renda própria e participarem ativamente das decisões relacionadas à produção agrícola, conseguem maior autonomia e influência em suas comunidades.
Mesmo assim, as mulheres ainda enfrentam desafios e desigualdades no acesso a recursos, crédito agrícola, educação e assistência técnica, resultante da falta de reconhecimento de seu trabalho e a divisão desigual de responsabilidades entre gêneros também são questões importantes a serem abordadas, e se faz necessário criar e fazer valer políticas e programas de apoio, neste assunto o governo brasileiro e organizações da sociedade civil têm implementado políticas e programas para promover a inclusão e o empoderamento das mulheres na agricultura, com iniciativas para fornecer acesso igualitário a recursos agrícolas, capacitação técnica, assistência técnica e programas de crédito específicos para mulheres agricultoras.
As mulheres desempenham um papel fundamental na agricultura familiar no Brasil, a seguir estão alguns pontos fundamentais para a consolidação e valorização da mulher no setor rural do Brasil e do mundo:
Contribuição econômica e produtiva: desempenham uma variedade de funções na agricultura familiar, incluindo o plantio, cuidado dos animais, colheita, processamento de alimentos, vendas, gestão financeira e administração da propriedade.
Segurança alimentar e nutricional: as mulheres frequentemente têm um papel central na produção de alimentos para suas famílias e comunidades, estão presentes na produção de uma variedade de culturas alimentares, criação de animais domésticos e processamento de alimentos para consumo próprio e venda.
Preservação de conhecimentos tradicionais: na agricultura familiar frequentemente as mulheres são detentoras de conhecimentos tradicionais sobre práticas agrícolas, cultivo de variedades locais, manejo sustentável dos recursos naturais e técnicas de conservação de alimentos e desempenham um papel importante na transmissão desses conhecimentos para as gerações futuras.
Resiliência e adaptação às mudanças climáticas: diante os desafios relacionados às mudanças climáticas, como secas, inundações e padrões climáticos imprevisíveis, as mulheres são agentes de resiliência e inovação, encontrando maneiras de adaptar suas práticas agrícolas e desenvolver soluções criativas para lidar com esses desafios.
Desafios: Apesar de sua contribuição significativa, as mulheres na agricultura familiar muitas vezes enfrentam desafios e desigualdades, incluindo acesso limitado a recursos como terra, crédito, insumos agrícolas e tecnologia, e enfrentam barreiras sociais e culturais que limitam seu acesso a oportunidades de educação, treinamento e participação em decisões relacionadas à agricultura.
A mulheres desempenham um papel vital na agricultura familiar no Brasil, contribuindo para a segurança alimentar, o desenvolvimento rural e a sustentabilidade ambiental. Promover a igualdade de gênero e garantir o apoio adequado às mulheres na agricultura familiar são essenciais para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e promover uma agricultura mais inclusiva e resiliente. Então veja as principais profissões conquistadas pelas mulheres que fazem a diferença no trabalho do campo no Brasil:
As mulheres desempenham uma variedade de profissões rurais em todo o mundo, incluindo no Brasil, onde têm contribuído significativamente para o desenvolvimento e sustentabilidade das áreas rurais. Aqui estão algumas das profissões rurais alcançadas por mulheres:
Agricultoras: ativas na produção agrícola, trabalhando na plantação, cultivo, colheita e manejo de culturas agrícolas, gerenciam suas próprias propriedades agrícolas ou trabalham como parte de uma equipe em propriedades familiares ou comerciais.
Criadoras de animais: Muitas mulheres estão na criação e cuidado de animais domésticos (vacas, ovelhas, porcos, aves e cabras). Elas são responsáveis pelo cuidado diário dos animais, incluindo alimentação, ordenha, cuidados veterinários e gestão dos rebanhos.
Artesãs e produtoras de alimentos: produzem alimentos processados (pães, queijos, conservas, compotas, doces, licores e outros produtos artesanais) e vendem esses produtos diretamente aos consumidores em mercados locais ou através de canais de venda online.
Pescadoras e marisqueiras: estão também na pesca artesanal, coleta de mariscos e processamento de pescado, trabalham em barcos de pesca, em cais ou em cooperativas de pescadores, contribuindo para a subsistência de suas famílias e comunidades.
Agricultoras orgânicas e agroecologistas: estão envolvidas na agricultura orgânica e agroecológica, adotando práticas sustentáveis de cultivo que respeitam o meio ambiente e promovem a biodiversidade, cultivam alimentos em pequenas propriedades familiares, em cooperativas agrícolas ou em projetos comunitários.
Líderes comunitárias e ativistas: ocupam posições de liderança em organizações comunitárias, sindicatos rurais, cooperativas agrícolas e movimentos sociais, trabalham para defender os direitos das mulheres rurais, promover o acesso igualitário a recursos e serviços, e lutam por políticas públicas que beneficiem as comunidades rurais.
Sendo assim essas mulheres, e todas as demais que de alguma forma fazem parte ou dependem do campo, ou seja todas, merecem atenção e valorização, não somente verbalmente mas pelo comportamento, de como são tratadas em nosso país, cabendo qualquer tipo de boas maneiras com elas, pois as mulheres são exemplo de gentileza, sabedoria, persistência, realizações e aprendizagem infinita, pois são resilientes e humildes e portanto carecem de incentivo encorajamento e apoio sempre, assim poderemos conquistar muito mais.
Podemos acrescentar vários nomes de mulheres aqui, que são médicas, veterinárias, agrônomas, zootecnistas, engenheiras, cozinheiras, educadoras, cientistas, instrutoras, mentoras, patrocinadoras, enfim, não tem como suportar em um simples artigo o imponente e irrefutável valor da mulher para a humanidade, pois além de gerar vidas ela é capaz de manter a vida e preservá-la de forma criativa e responsável cativando a todos a um mesmo objetivo, viver bem neste planeta.
Weslane – Colunista Society