Ser uma pessoa proativa e ser alguém capaz de agir antecipadamente diante de possíveis problemas, auxiliando, a equipe e os seus gestores.
No ambiente coorporativo a competitividade é acirrada e os gestores exigem cada dia mais e mais pessoas que façam além do que lhes foram solicitadas. É necessário ter o engajamento total da equipe, com pessoas dinâmicas e muito proativas, tomando decisões assertivas como lideres de seus setores, a fim de que o trabalho possa fluir e a entrega seja rápida e eficaz.
Sem a cooperação e a colaboração de um profissional ético e engajado o processo para no meio e o que era para ser executada de forma rápida e com qualidade, se torna algo moroso e com várias falhas.
Alguns gestores delegam muitas atividades para os seus liderados e sobrecarregam este profissional incapacitando-o de forma negativa e impedindo que eles desempenhem suas atividades com excelência, pois o mesmo não vai manter o foco, nem em uma e nem em outra.
Outro erro comum entre gestores e delegar as mesmas atividades para mais de um liderado o que causa estresse e desgastes pois ambos tentaram cumprir a atividade de forma diferente e ocasionando assim atrito entre lideres e liderados.
O bacana e traçar as atividades de cada um de acordo com o perfil para que esses lideres possam ser mais produtivos e proativos, pois essa é a maior queixa que recebo em meu escritório da divergência de atividades que os gestores colocam para dois ou mais lideres, trazendo as vezes até conflitos entre a equipe.
Os critérios principais para uma pessoa proativa são autonomia, agir de forma segura e assertiva.
Saber planejar as ações diárias e o passo a passo para o desenvolvimento assertivo de cada uma de suas atividades.
- Você se considera uma pessoa proativa?
- Quer desenvolver essa habilidade?
Por: Márcia Guimarães
Especialista em Liderança e Coaching de Carreira
@assertivaassessoria_